terça-feira, 2 de julho de 2024

FESTIVAL ECRÃ 2024: Entrevista com Marianna Milhorat, diretora de Logo Acima Da Superfície Da Terra (Para Uma Extinção A Caminho).

 



    






Fiquei muito emocionado com a forma como seu filme tratou da ideia de conservar e preservar o mundo natural. O que o atraiu para esse tema e como ele se desenvolveu ao longo de sua carreira como artista?

Marianna Milhorat: Em todo o meu trabalho, tenho me interessado muito pelas relações mutáveis com a paisagem e, com esse filme, voltei-me particularmente para a paisagem da conservação. E pensando no que significa olhar para imagens de esforços modernos de conservação e que tipo de insights surgem a partir disso. E o que podemos vislumbrar sobre o futuro e a maneira como estamos nos movendo, como abordar diferentes maneiras de pensar sobre esses esforços. Então, comecei com isso, com essa premissa do que significa observar os esforços modernos de conservação e algumas das imagens absurdas que resultam desses esforços. 

Mas quando comecei a sair com alguns dos participantes, fiquei realmente emocionado com a experiência do que eles realmente estão fazendo, de realmente poder entender o que é a experiência de passar uma hora no campo ouvindo sapos com um grupo de aposentados, sabe? E com isso comecei a pensar mais sobre a natureza da esperança e da empatia. E como esses elementos podem ser possibilidades de ter um tipo diferente de futuro e uma relação diferente com a terra e os seres não humanos. 

Gostaria de perguntar como você encontrou esse grupo específico de pessoas? Fiquei muito tocado com a forma de como esses participantes se apresentaram, especialmente uma das principais protagonistas, Marnie Baker (que infelizmente faleceu recentemente), que escreve e recita poesia haiku durante o filme. Como você a conheceu? E quanto tempo demorou para que esse processo se transformasse no filme em si?
 
Marianna Milhorat: Bem, na época em que comecei o filme, eu morava em Chicago, nos EUA. E na região centro-oeste dos EUA, por motivos de maior financiamento, eu acho, há um grande número de iniciativas de investimentos científicos realizados por civis. Acredito que esses investimentos refletem esse longo histórico de trabalho de conservação realizado no meio-oeste. E, em meados dos anos 2000, quando a síndrome do ruído branco, uma doença que afeta morcegos, começou a aparecer nos EUA, ela teve início na costa leste e, aos poucos, foi se espalhando para o oeste. Assim, em Wisconsin, em particular, começaram a surgir iniciativas para começar a monitorar a população de morcegos para que conseguissem ver como essa doença estava realmente afetando a população de morcegos antes que ela atingisse o estado. Portanto, há muitas iniciativas de ciência civil realizada em torno de morcegos e sapos. 

E eu entrei em contato com alguns desses programas de ciência civil e eles me colocaram em contato com diferentes grupos individuais. Assim, a iniciativa de monitoramento de sapos aconteceu por meio do Peggy Notebaert Nature Museaum, em Chicago, e eles têm vários grupos científicos diferentes que estão envolvidos no monitoramento de sapos em Chicago e em Illinois. Então, saí com alguns grupos diferentes e, particularmente, adorei o grupo de mulheres que monitoravam os sapos no filme. Elas tinham uma dinâmica única entre si e foram muito acolhedoras, permitindo que eu passasse um tempo com elas e saísse em várias ocasiões com elas. 

E me conectei com diferentes programas científicos e de ciência civil em torno do monitoramento de morcegos em Oregon e Washington. Então, me conectei com alguns pesquisadores da Universidade de Santa Cruz e filmei em parte com eles e em parte com iniciativas de ciência civil, que também estavam contribuindo com dados para suas pesquisas. E, a partir daí, as coisas começaram a se desenrolar em espiral: quando eu saía com um grupo, eles me conectavam com outros e assim por diante. 

Uma coisa que senti ao assistir foi a experiência de uma forma de filmagem muito imersiva, com o uso de uma camêra subjetiva seguindo os rastros dos participantes, mas também há momentos em que a geometria da câmera e a posição fixa que ela tem são muito mais estáticas, como, por exemplo, nas cenas do grupo pesquisando os rochedos na praia. Como a linguagem visual do filme se desenvolveu durante sua realização?

Marianna Milhorat: Sim, então eu estava realmente interessado em criar esse movimento de um estilo mais observacional para um mais lírico, em que o público iria de estar numa posição da observação com essas pessoas, olhando para suas ações e talvez refletindo sobre o que elas significam, para então entrar em uma posição em que eles se tornam os próprios observadores. Uma experiência de estar vivendo o presente. Por exemplo, na cena estendida das mulheres, quando elas ficam ali por cinco minutos ouvindo os sapos, você pode começar olhando para elas, observando-as e pensando sobre quem elas são e o que suas ações significam, para depois se tornar também no processo uma pessoa que está ouvindo os sapos junto delas, sabe? 

E esse tipo de deslizamento de uma camêra subjetiva para um estilo de abordagem mais lírica são parte  da montagem do filme. Existe um tipo de filme que é puramente informativo e só mostra e fala sobre os dados e os números do declínio dessas espécies animais, mas eu não queria fazer esse tipo de filme, acho que já existem filmes suficientes sobre esse assunto e eu queria me concentrar especialmente nesse grupo de pessoas e fazer justiça às lutas e aos seus esforços para obter informações. Além disso, essa ideia de criar esses momentos de experiência incorporada para a audiência é parar ser uma porta de entrada para essas novas formas de empatia e novas maneiras de se relacionar com os espaços ao nosso redor. E também de uma possível nova maneira de pensar de forma diferente sobre o futuro e de desenvolver novas formas de ser e de se relacionar com o mundo. Portanto, é um filme que se move muito entre o observacional e o lírico. E é isso que eu esperava que fosse o resultado. 

Assistir a esse filme no Brasil, com um público brasileiro muito entusiasmado, foi muito emocionante porque também lidamos com dificuldades muito semelhantes de manter e conservar o ambiente natural, especialmente no que diz respeito à Amazônia e seu processo de desmatamento. Devido aos aspectos universais do seu filme, eu gostaria de perguntar: há algum outro lugar no mundo, ou no seu próprio país, onde você teria interesse em ir e criar novos filmes?

Marianna Milhorat: Sim, com certeza, filmar na Amazônia seria incrível! Mas... parte do motivo pelo qual o filme foi filmado à noite, ou a maior parte dele foi filmada à noite e antes do amanhecer, foi para permitir que o público visse a paisagem de uma maneira nova e transformada. Portanto, como cineasta, tenho interesse em ir a outros lugares que proporcionem o mesmo tipo de efeito, essa certa singularidade. E, é claro, há sempre a questão de qual é a sua relação com um determinado lugar, um determinado país e, no meu caso, sou americana-canadense, por isso estou pensando em criar um novo trabalho centrado em Quebec. Um trabalho centrado nas zonas mortas aquáticas dessa região, o ponto médio onde o  St. Lawrence River encontra o oceano. 

Tenho um interesse filosófico por esses tipos de espaços e pelo que eles podem fazer para nos levar a pensar em uma nova maneira de nos relacionarmos com nosso ambiente. No momento, estou no início da pós-produção de um trabalho que foi filmado na Finlândia. Ele é centrado em um evento de teste comportamental para cães, no qual os cães encontram essas grandes cópias taxidermizadas de ursos e lobos, controladas remotamente. Assim, os donos levavam seus cães para ver como eles reagiriam em um encontro com essas "feras". E o objetivo é simular como eles reagiriam se os encontrassem na natureza. É um evento visualmente absurdo. Portanto, estou interessado nas possibilidades que, por exemplo, as residências artísticas em diferentes países oferecem para permitir oportunidades de conexão com diferentes comunidades. E exportar essas ideias para outros locais. 

Como tem sido a experiência de compartilhar esse filme em festivais e como você vê a recepção e a importância do filme com os atuais desafios políticos e ambientais que nosso mundo está enfrentando?

Marianna Milhorat: Bem, na verdade, o filme está no início de sua exibição em festivais. seu primeiro local de estreia foi no Festival ECRÃ. Depois, ele terá sua estreia na Europa e nos EUA em agosto, portanto, ainda não está definido. Mas como você estava falando sobre a recepção do filme no Rio de Janeiro e no Brasil, isso é fascinante porque estou interessado nas conversas que acontecem quando esse filme é exibido para diferentes comunidades que têm diferentes relações com a questão do meio ambiente em nível local. Porque parte de mim estava se perguntando: "Esse filme é muito americano?" Portanto, estou muito interessado em acompanhar essa pergunta assim que o filme começar sua turnê nacional e internacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTIVAL ECRÃ 2024: Interview with Matilde Miranda Mellado, director of Salaman Extensor.

  One thing that really touched me about your film was this theme of trying to search for  a way to express an emotion that is very internal...